Como Aliviar a Azia – Três dicas

Todo mundo já deve ter sentido aquela sensação de queimação no esôfago. A famosa azia, geralmente, é uma dor que vai até o peito, irradiando para o pescoço e garganta. Essa sensação de queimação é causada pelo contato do esôfago com os ácidos do estômago. Pode ser identificada como uma das causas de tosse crônica e asma.

É um problema que acomete, na maioria das vezes, os homens, mas qualquer um pode estar sujeito a esse mal. Confira, a seguir, as causas, tratamentos e dicas para aliviar a azia.

 

Quais são as causas da azia?

Diversos fatores podem ser responsáveis pelo surgimento da azia, alguns resultam de doenças como refluxo gástrico. Essa doença causa o mau funcionamento do esfíncter do estômago, responsável por regular a entrada de alimento no órgão. Quando acometido por essa doença, o esfíncter pode não se fechar, fazendo com que uma quantidade de alimento acabe voltando e que o esôfago entre em contato com o suco gástrico do estômago, causando a azia.

Outros fatores podem ser: utilizar roupas apertadas na região do estômago, ingestão de certos medicamentos, tabagismo, estresse, excesso de peso, entre outros.

A alimentação também pode causar a azia. Confira os principais alimentos que podem causá-la:

Café;

Chá;

Refrigerantes tipo cola e cafeinados;

Álcool;

Chocolate;

Frutas cítricas;

Tomate e molho de tomate;

Alimentos apimentados e gordurosos;

Hortelã.

Como são inúmeros os fatores causadores da azia, é sempre importante a consulta com um médico especializado. Ele irá pedir os exames necessários para a identificação da causa de sua azia.

É importante informar todos os sintomas sentidos para o médico. Principalmente, se forem acompanhados de fortes dores no peito, dificuldades ao engolir, perda de peso ou de vômitos com sangue, ou até mesmo se as fezes estiverem com um aspecto de borra de café.

 

Tratamento da azia: como é feito?

Se a azia aparecer quando estiver deitado, eleve a cabeça com travesseiros acima do peito ou sente-se. Isso pode proporcionar um certo alívio da azia. Para evitar esse problema, é aconselhável que não consuma alimentos antes de dormir.

Para as pessoas que sofrem com refluxo gastrointestinal, o tratamento diário com antiácidos é eficiente em 25-30 % dos pacientes.

No entanto, apenas a ingestão dos medicamentos não irá resolver o problema. É necessário que a pessoa melhore alguns hábitos, caso a azia seja constante. Uma dieta restritiva pode ajudar a evitar, já que 90-95% das pessoas que sofrem com a azia relacionam os sintomas a alguns alimentos específicos.

Evite períodos em jejum, realize a mastigação correta dos alimentos, não coma demais de uma só vez, evite tomar álcool durante as refeições e café depois do almoço. Evite a prática de exercícios físicos logo após as refeições.

Tendo os cuidados necessários, escolhendo os alimentos e as bebidas que têm menor risco de causar refluxo ácido, a azia pode ser evitada. Veja a seguir três dicas fantásticas para aliviar a azia.

 

Como aliviar a azia – Três dicas

Estas dicas são muito eficazes para o caso de você querer acabar com esse problema de uma forma mais natural.

Tome chás: Eles são opções naturais e saudáveis de se combater a azia, podendo existir diversos tipos, como: chá de gengibre, chá de erva-doce, chá de dente-de-leão, chá de hortelã e chá de erva-cidreira.

Faça uma mistura com bicarbonato de sódio e água. Misture uma colher de chá de bicarbonato em um copo com água. Por possuir propriedades alcalinas, o bicarbonato é um ótimo remédio caseiro para aliviar a azia.

Comer uma banana ou uma maçã por dia: essas frutas possuem antiácidos naturais capazes de combater a azia.

Fonte: http://dicasdesaude.eco.br/

Deixe o seu pensamento